30 maio 2005

IV - quem pode manda.

o professor de desenho contou ao director a história como quis e as colegas foram chamadas ao gabinete dele.

era sábado. cheio de sol lá fora.

as aulas já tinham terminado. havia de tarde actividades da mocidade portuguesa onde ela nunca se inscrevia.

- é obrigatório.

diziam-lhe.

- obrigatório o tanas! se está lá escrito voluntário quero ver obrigarem-me a ir.

parada ao fundo da escada, no piso raso, esperava as amigas.

- que é que estás aqui a fazer? tens aulas à tarde?

- não.

era o enorme director. tinha uma voz de locutor de rádio. que pena ser assim... um...animal.

- se não tens que fazer vai para casa.

- estou à espera de umas colegas.

- quais?

- as que estão no seu gabinete.

- ah! estavas lá quando o que dizem, se passou?

- estava. e mais senhor doutor, é verdade o que elas contam. eu vi.

- vai para casa, é melhor...

- eu espero. quero saber em que fica.

e se ela tivesse ficado calada? era tão tímida com os adultos que é que lhe deu? o de sempre, a luta contra a injustiça dos mais fortes.

- ai queres? então anda comigo. serves de testemunha.

foi. que remédio tinha.

ao entrar no gabinete o ar de espanto das outras é difícil de narrar.

resultado: dos nus só ela falou (grandes colegas!).

as outras tiveram três dias de suspensão. ela um por cumplicidade ou concordância com as outras. afinal era chefe de turma. para exemplo.

o director olhou-a com um sorriso entre o irónico e o quase terno.

ela olhou-o directamente nos olhos com a certeira raiva dum justo.

- como é que eu vou explicar isto ao meu pai?

passou um fim de semana a pensar nisso. nem o velho pinhal a livrava do peso de lhe ir dar um desgosto.


in

3 passos

Blogger aDesenhar andou...

:-)

em que ano se passou!

segunda mai. 30, 03:08:00 da tarde  
Blogger Non andou...

esta histórinha ou o jogo?

Esta tinha eu 12 anos. Tenho 55.

A outra foi há 48 se não erro.

:)

segunda mai. 30, 03:10:00 da tarde  
Blogger Non andou...

Perdão: 38. Esta contabilidade!

:)

segunda mai. 30, 03:12:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home