18 novembro 2005

não sou bairrista

Jefe Indio por Barreda

mas tenho um orgulho especial em ter um índio real e vivo, por vizinho.
como escapou aos americanos e espanhóis não é mistério, veio para Portugal e nós matamos menos. muito menos. só não temos cá búfalos porque não havia. em extinção só os burros, (essa eu não entendo, vivo cercada deles.) os lobos e o lince da malcata.

mas índios, só conheço o do jardim, da rua, da associação. índios, só no meu bairro.

este anda de tronco nu, usa penas e o rosto pintado. a pintura varia com os dias. fala sozinho rua fora e alto, a ponto de se ouvir em casa de vidros duplos, como a minha. parece feliz, alegre é.

morella jimenez.

no verão, tira os sapatos e deita-se num banco do jardim, no meio do turismo. cai que nem uma rocha, num sono sem mistério.
quando acorda, calça-se metódico e ergue os braços na direcção do sol, virado para o rio. saúda tudo: o dia as árvores o cristo-rei e o jardel.

- esta já eu curti! agora é a segunda, depois a terceira e depois... dormitório!

ri. gargalhada solar.

parte direito à tasca, numa indiferença de senhor do mundo.

quem se meter com ele tem resposta pronta e sem rodeios. vernáculo de doer!

é que este índio é do meu bairro e, português.

10 passos

Blogger lésbica só andou...

olha, agora tou noutro sítio. bjs

sexta nov. 18, 12:18:00 da tarde  
Blogger Manel do Montado andou...

Não pude deixar de soltar uma gargalhada pela descrição da cena e da presença do índio nela.
Está excepcional a forma como descreves a cena, de tal modo que até imaginei a figura e a linguagem usada.
Beijo de admiração,
Maneli

sexta nov. 18, 01:47:00 da tarde  
Blogger lique andou...

Também andas por aqui outra vez? :) Olha mas valeu porque esta história do índio português está uma delícia!
Beijinhos. Bom fim de semana

sexta nov. 18, 07:44:00 da tarde  
Blogger Menina Marota andou...

Uma delícia esta estória. Adorei!

Um abraço carinhoso e bom fim de semana;)

sexta nov. 18, 11:02:00 da tarde  
Blogger Pedro Farinha andou...

Adorei esta descrição dos "nossos" indígenas

sexta nov. 18, 11:07:00 da tarde  
Blogger Perola Granito andou...

bom fim de semana :)

sábado nov. 19, 01:53:00 da manhã  
Blogger aDesenhar andou...

apanhei um torcicolo a olhar p/esta imagem :)
leio depois...
agora vou ao cinema :)
bjks

sábado nov. 19, 04:41:00 da tarde  
Blogger aDesenhar andou...

índios como esse são como as formigas :)

rsrsssss

:)

domingo nov. 20, 10:31:00 da tarde  
Blogger Lmatta andou...

Olá
Índios sempre foi uma das minhas paixões. Nas Brincadeiras sempre quis ficar com os índios. Quem não gosta dos índios?
Descreves bem de mais que só me passou pela cabeça pegar na maquina ir aí tirar umas belas fotos dumas dessas cenas só depois e que vi que eram só tuas ora bolas.
Beijinhos

domingo nov. 20, 10:50:00 da tarde  
Blogger Madalena andou...

Cabe-me informar, sobretudo ao adesenhar, que este índio é de raça Índia mesmo, o que se pode notar até na cor da pele e nos traços do rosto.

Nada no meu bairro há por aí como as formigas, podes crer.

Bjs e obrigada a todos.

Boa semana!

:)

domingo nov. 20, 11:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home