16 novembro 2005

O bairro rimado



No bairro não há só desgraça, há alegria
Animação quando ganha o Benfica
Emigrantes e filhos de grã finos
Peixeiras com seus enormes desatinos

E o Manuel da pastelaria, que não fia.

Há o Tó esquizofrénico, muito psicológico
Como ele diz de si na papelaria
Que abre e fecha à hora que para ele é lógico
E onde passa rigorosamente, noite e dia

E o Manuel da pastelaria, que não fia.

Há a Associação aonde vão
Em dias de jogo, drogados e poetas
Jornalistas e onde as mulheres não estão
Por causa das palavras menos rectas

E o Manuel da pastelaria, que não fia.

Há a bronca da minha vizinha e a filha dela
Que, por bem o merecer ficou para tia
Um electricista que tem sida
E a preserva em copofonia.

E o Manuel da pastelaria, que não fia.

Há quem não saiba sequer que eu lá moro
Há quem me ache burra por não ter amante
Há quem me considere senhora de decoro
E há burros que me dizem elegante.

E o Manuel da pastelaria, que não fia.

O Manuel não fia nem confia
O bolinho é com canela ou simples? – e pronto.
Serve escondido vinho ao balcão
Quer lá saber quem morreu ou teve cria!

Ali o pessoal despe a vida que tem ou gostaria.
Mas o segredo é a alma do negócio
E nem que digam que mataram a tia
O Manuel conta seja o que for, nas horas de ócio.

É que o Manuel da pastelaria, nunca fia.

4 passos

Blogger José Gomes da Silva andou...

Sei que andas farta de aplausos, mas apeteceu.me, pronto!

Bravo

Bjs

quarta nov. 16, 03:59:00 da tarde  
Blogger Manel do Montado andou...

Desculpa lá mas subscrevo e renovo o que o furão escreveu. É que ler um poema daqueles, com aquele ritmo, todo ele cheio de bairrice ou bairrismo, ao som do trinar castiço da guitarra portuguesa por Carlos Paredes, merece uma ovação de pé!
Com purismo alentejano, mereces as palmas e muito mais.
Beijo

quinta nov. 17, 12:06:00 da tarde  
Blogger Unknown andou...

e pronto! se o tipo não fia o que é que a gente pode fazer? aliás o melhor mesmo é aplicar a máxima do Bordalo ;) boa, minha Irmã. Gostei muito. Bjs

quinta nov. 17, 12:30:00 da tarde  
Blogger antonior andou...

Bem, nem sei como começar...

GOSTEI da citação da Indira Gandhi. Vou imprimi-la e colocá-la em todas as divisões da minha casa, bem à minha frente. Faz todo o sentido, mas tenho queda para me esqucer....

GOSTEI do aroma...

GOSTEI das palavras, dos sons...

GOSTEI das imagens, das que estão e das que se sentem...

GOSTEI dos sabores, aquele pastel de nata, e a canela....

GOSTEI das sensações, aquele calor e o frio que, à vez, passam pela pele...

GOSTEI de ver uma referência próxima e muito humana aos animais. Também eu tenho por companhia um cão, e por isso não sou só...

Bem hajas, por tudo o que aqui partilhas.

quinta nov. 17, 01:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home